Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conselho de Usuários - Seja um conselheiro

Conselho de Usuários - Seja um conselheiro

• Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2023, 13h17
  • Última atualização em Sexta, 02 de Junho de 2023, 13h17

Estão abertas as inscrições para interessados em participar do Conselho de Usuários do Instituto Federal do Pará (IFPA). As atividades consistem em responder enquetes sobre os serviços presentes na Carta de Serviços do Instituto, com o fim de avaliá-los e apontar sugestões de melhoria na prestação aos cidadãos.

Qualquer pessoa que utilize os serviços do IFPA pode se voluntariar.

O que é o Conselho de Usuários?
Os Conselhos de Usuários de Serviços Públicos são uma forma de participação direta da sociedade na avaliação e melhoria dos serviços públicos, que irá conectar os usuários aos gestores responsáveis pelo serviço.

Todo cidadão pode ser conselheiro, basta voluntariar-se por meio da Plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. Uma vez cadastrados, os
conselheiros passam a responder a consultas sobre os serviços públicos e podem também apresentar propostas de melhorias desses serviços.

O funcionamento dos conselhos é totalmente virtual, e todo cidadão interessado pode se inscrever para participar na avaliação de serviços públicos. Uma mesma pessoa pode voluntariar-se em quantos serviços julgar conveniente, em um ou mais órgãos.

O conselheiro auxiliará de duas formas: respondendo às consultas formuladas pelo gestor do serviço e pela ouvidoria e na proposição de ideias para melhorar os serviços, as quais poderão ser comentadas e apoiadas pelos demais conselheiros.

As consultas serão periódicas, por meio de enquetes eletrônicas desenvolvidas e geridas pela plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. O resultado destas enquetes servirá de subsídio para a formulação, avaliação e reformulação de serviços públicos no IFPA.

Como fazer o cadastro para ser conselheiro?
Para participar do Conselho de Usuários, a pessoa deve se cadastrar no site gov.br , que é um cadastro único para serviços prestados pelo Governo Federal e um perfil no Fala.Br na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação .

Após efetuar os dois cadastros nestes dois sites https://www.gov.br/pt-br e http://falabr.cgu.gov.br, é necessário acessar a Plataforma do Conselho de Usuários.

Guia do Conselheiro

Acesse o manual para saber como funcionam os Conselhos de Usuários de Serviços Públicos e como você pode participar por meio da plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. É importante ler o Guia metodológico de avaliação de serviços públicos.

Os serviços do IFPA que são passíveis de avaliação são os seguintes:
- Matricular-se em curso de Educação à Distância
- Matricular-se em curso de Educação Profissional Técnica (Educação de Jovens e Adultos, Integrado e Subsequente)
- Matricular-se em curso de Educação Superior de Graduação (Licenciatura, Tecnologia e Bacharelado)
- Matricular-se em curso de Formação Inicial e Continuada (FIC)
- Obter Assistência Estudantil
- Obter diploma ou 2ª via de diploma
- Participar de processo seletivo para curso de Educação à Distância
- Participar de processo seletivo para curso de Educação Profissional Técnica (Educação de Jovens e Adultos, Integrado e Subsequente) – Prosel Técnico, PSU Técnico
- Participar de processo seletivo para curso de Educação Superior de Graduação (Licenciatura, Tecnologia e Bacharelado) - Prosel Superior, PSU Superior, Sisu, Processo Seletivo Especial, Vestibular
- Participar de processo seletivo para curso de Formação Inicial e Continuada
- Receber bolsa de Extensão - Programa Institucional de Auxílio às Atividades de Extensão (PROEXTENSÃO)
- Receber bolsa de Pesquisa

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Ouvidoria do IFPA (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

registrado em: